Dicas

Dica de livro: O Profissional Da Contabilidade. Desenvolvimento De Carreira, Percepções e Seu Papel Social

57169

Inaugurando a sessão de dicas do Portal Digisfisco trazemos esse mês o excelente livro organizado por Renato Ferreira Leitão Azevedo, “O Profissional Da Contabilidade. Desenvolvimento De Carreira, Percepções e Seu Papel Social”. O livro é uma coletânea de artigos de estudiosos de contabilidade, incluindo conclusões do próprio organizador.

A obra, de 270 páginas, busca contestar a visão que se tem sobre o profissional e a profissão de contabilidade nos dias atuais, questionando o real papel social desse indivíduo e quebrando estereótipos antiquados e ofensivos. A coletânea surgiu durante a realização da tese de mestrado de Azevedo.

A ideia é mostrar que a contabilidade vai além da aptidão de contar, como ilustra a sinopse no livro. É uma profissão que identifica, mensura e comunica informações econômicas vitais para o bom funcionamento das empresas de qualquer ramo. O que pouco se nota é que essa informação não está apenas ligada ao âmbito técnico, mas também ao humano.

Mesmo que ainda perdurem olhares antiquados sobre o contador, cada vez mais a amplitude de seu papel é requisitada no mercado de trabalho, o que não só traz reconhecimento, como amplia a gama de aptidões requeridas aos contadores. É preciso analisar o contexto global e envolver o fator humano na equação.

Mesmo que cresça, em paralelo, o nível requerido de habilidade técnica e tecnológica, é preciso levar em conta o número de proficiências exigidas em humanidades, que quebra totalmente o estereótipo do contador comum. Isso faz com que a demanda por um profissional de contabilidade seja muito diferente do que se tem entendido como o ideal de mercado. O mercado mudou e os contadores também.

Ser introvertido, metódico ao extremo, conservador, já não são os adjetivos que descrevem o contador. Para Azevedo, isso ficou claro e daí nasceu o livro que aborda  não só o lado social, mas também ajuda a instruir sobre o desenvolvimento da carreira do contador, uma visão que altera como ele se vê, do início da carreira à aposentadoria.

Mudando como se enxerga a profissão é possível compreender melhor para onde ela caminha e onde há oportunidade. A leitura é informativa, focada em um lado mais técnico, porém abraçando um viés quase antropológico, no sentido do estudo do profissional como humano. Para aqueles que já trabalham na área há tempos, ou mesmo para os ingressantes, é uma leitura esclarecedora e interessante.

Ficha Técnica

ISBN: 9788539607358

Edição: 1

Número de páginas: 270

Formato: 16 X 22,90 CM

Lombada: 1.6

Peso: 480 Gramas

Editora: SENAC São Paulo

 

Tags : Carreiracontabilidade